Educação a Distância - EAD

Sim. Nossos cursos têm a duração normal de 4 anos. Exceto Tecnólogo em Tecnologia em Gestão Pública, que tem duração de 3 anos.

No momento não há oferta de nenhum curso profissionalizante nesta modalidade.

São semestrais, mas o currículo e a carga horária total dos cursos é a mesma do presencial.

Sim. Sem o cumprimento dessas atividades o aluno não consegue se formar.

São avaliadas as atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a participação nos seminários e a prova presencial.

Há aulas gravadas, webconferências, mas a maioria das atividades está no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Não há transmissão de aulas nos polos. Usamos webconferências - duas por disciplina e aulas gravadas.

Sim. Para ingressar precisa da aprovação em vestibular.

Não há essa possibilidade. É permitido o indivíduo ter apenas um R.A. em instituições públicas.

Não, pois a validade do curso é a mesma e o diploma é igual ao do presencial.

Sim. O aluno precisa encaminhar requerimento próprio e específico para a Pró-Reitoria de Graduação.

Sim, prova presencial.

Para os cursos de licenciatura, existe a regra de reservar 50% das vagas para professores da rede pública. Caso esse percentual não seja preenchido ele será disponibilizado para a comunidade.

Sim, a UEPG oferece 7 (sete) cursos de especialização em: Educação Física Escolar, Educação Matemática, Gestão Educacional, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde e História, Arte e Cultura e ainda Mestrado Profissional em Matemática.

Sim. Como regra geral, são presenciais os seminários, as provas e as defesas de TCC. Todavia, as Coordenações de Curso podem marcar outros momentos presenciais, a seu critério. No curso de Educação Física todas as aulas práticas são presenciais e ocorrem em finais de semana.

Pode ocorrer aproveitamento de disciplinas realizadas no outro curso. O interessado deverá solicitar esse aproveitamento à Coordenação dos Cursos.

No momento não há nenhum curso nesta modalidade.

Sim. A carteirinha de estudante é a mesma para acadêmicos presenciais e a distância.

Não. 70% das atividades são online.

Sim. Não há custo mensal em nossos cursos.

Sim. É válido para concursos públicos.

É uma modalidade de ensino/aprendizagem em que professores e estudantes estão separados na maior parte do tempo e em que a mediação entre eles ocorre por meios tecnológicos (computador, internet, e-mail, webconferências, etc...)

O vestibular é realizado pela Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da UEPG, nos mesmos moldes dos cursos presenciais. Não inclui a nota do ENEM.

No Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG – NUTEAD.

Em nossa Instituição os cursos de graduação e pós-graduação são gratuitos.

Não. São gratuitos.

Sim. A instituição foi credenciada em 2004 e recredenciada em 2013.

Temos tanto cursos de licenciatura quanto de bacharelado.

É preciso ter acesso a um bom computador e à Internet com banda larga e saber usar esses recursos. Ao iniciar o curso, a instituição propicia um “tutorial” para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do software Moodle, usado nos cursos. O tutor presencial estará nos polos, disponível para ajudar os alunos que apresentarem dificuldades.

Sim. É preciso ter acesso a um bom computador e à Internet com banda larga e saber usar esses recursos.

Para os cursos superiores de EAD exige-se o certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.

Estudar no local e hora que mais lhe convier, articular trabalho e estudo, familiarizar-se com as novas mídias e tecnologias. É modalidade ideal para alunos trabalhadores, pessoas que moram distantes dos grandes centros ou que possuem empecilhos que as impedem de distanciar-se do local onde vivem (doenças, filhos pequenos, trabalho, situação financeira, etc...)

Nossos polos de apoio presencial estão disponíveis no Portal Nutead: http://www.nutead.org/site/

A média é 7,0 sem exame final e 5,0 após o exame final.

Sim, mas com certas restrições. Alguns exigem mais atividades presenciais.

Sim. Quando o aluno ingressa em nossos cursos, há uma disciplina chamada Introdução à EAD, onde é apresentado ao aluno as funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Licenciaturas em Computação (novo), Educação Física, História, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, além de Bacharelado em Administração Pública e Tecnólogo em Tecnologias em Gestão Pública (novo).

Em nossa Instituição ofertamos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Entretanto, de acordo com a legislação brasileira pode-se ofertar EAD desde o Ensino Fundamental até o Ensino de Pós-Graduação. Para o ensino fundamental há certas restrições legais que devem ser observadas.

Não. A remuneração é indiferente à modalidade que foi cursada.

Os professores da UEPG e os tutores selecionados pela instituição de acordo com edital público de seleção.

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio.

Sim, um livro para cada disciplina.

Não há essa possibilidade.

A lei obriga que sejam presenciais a prova final e a defesa do TCC. As demais atividades ficam a critério da instituição que fixa quais serão as atividades presenciais e a distância no Projeto Pedagógico do Curso.

Porque se deve obedecer a legislação nacional, mas o estudante pode, por exemplo, estudar à noite, nos domingos e feriados e até em momentos livres no seu local de trabalho.

Sim. Todos os nossos cursos são reconhecidos e com diplomas válidos.

Sim. É só solicitar à coordenação do curso com requerimento próprio.

Não, esses cursos exigem muita leitura, boa comunicação escrita, disciplina e autonomia.

Sim. O valor é o mesmo para as duas modalidades.

Maiores Informações acesse: https://ead.uepg.br .