Vestibular

 Perguntas Frequentes

Na UEPG, atualmente, existem duas cotas: a cota para alunos de escola pública e a cota para alunos de escola pública que se auto declarem negros. No momento da inscrição para concurso vestibular, o candidato pode optar por uma delas ou participar do sistema universal (sem aderir às cotas). Leia a cartilha institucional sobre as políticas de cotas para o vestibular clicando aqui

Sim, os cursos de Artes Visuais e Música necessitam que o candidato realize o THE (Teste de Habilidade Específica). Estes dois cursos são ofertados somente no Vestibular de Verão. Esta prova é realizada no dia seguinte ao término da prova vocacionada e tem validade de 5 (cinco) anos.

O candidato obrigatoriamente precisa ter cursado todo o ensino fundamental e médio em escola pública. Esta informação será confirmada no momento da matrícula com a apresentação do histórico escolar. Aluno bolsista de escola particular (integral/parcial) não pode participar desta cota. Além disso, no ato da inscrição, o candidato precisa assinalar, em campo próprio, a decisão de concorrer pelo sistema de cotas para candidatos oriundos das escolas públicas do Brasil, que se auto declarem negros.

O candidato obrigatoriamente precisa ter cursado todo o ensino fundamental e médio em escola pública. Esta informação será confirmada no momento da matrícula com a apresentação do histórico escolar. Aluno bolsista de escola particular (integral/parcial) não pode participar desta cota.

A UEPG oferece dois vestibulares por ano (Inverno e Verão). O Vestibular de Inverno é realizado no mês de julho e o Vestibular de Verão é realizado no mês de dezembro.

O vestibular da UEPG é realizado em dois dias. No primeiro dia é aplicada a Prova de Conhecimentos Gerais, Língua Estrangeira e Redação. No segundo dia é aplicada a Prova Vocacionada,  quando o candidato irá responder questões de três disciplinas de acordo com o curso escolhido, conforme exposto na tabela abaixo:

 

 

O vestibular da UEPG utiliza questões de alternativas múltiplas, ou seja, são aquelas que apresentam, na prova de conhecimentos gerais, até 4 (quatro) alternativas, indicadas com os números 01, 02, 04 e 08, e, na prova vocacionada, até 5 (cinco) alternativas, indicadas com os números 01, 02, 04, 08 e 16. A resposta correta será a soma dos números correspondentes às alternativas verdadeiras. Para cada uma das questões de alternativas múltiplas, o candidato deve marcar, no local próprio do cartão de registro de respostas, o valor numérico do somatório encontrado, obrigatoriamente com dois algarismos. O algarismo zero, mesmo que esteja à esquerda no número, deve obrigatoriamente ser assinalado.
Nas questões de alternativas múltiplas, a atribuição de pontos só será feita quando o valor numérico assinalado incluir pelo menos uma alternativa verdadeira e nenhuma alternativa falsa. Portanto, a pontuação integral ou parcial de uma questão só será feita se o somatório apresentado não incluir alternativa(s) falsa(s). Os quadros abaixo demonstram o valor de cada alternativa, conforme o número de alternativas corretas de cada questão.

 

A situação da inscrição pode ser visualizada pelo site de inscrição do vestibular em www.uepg.br/vestibular, na opção "Situação da inscrição".

Você não deve enviar nenhuma documentação para a UEPG.

Não, a foto 3x4 não é obrigatória para os Vestibulares de 2017. O envio é facultativo. Se for enviar, a foto deve ser recente (não precisa ser datada, pode ser colorida ou preto e branco) e deve permitir a sua identificação atual. Esta foto deve ser enviada eletronicamente para a CPS através do site de inscrição do vestibular na opção "Enviar foto 3x4" durante o período das inscrições. A foto enviada será analisada pela CPS e poderá ser aprovada ou não.

A inscrição é o início do concurso vestibular. Você deve prestar muita atenção no preenchimento das informações solicitadas. Em caso de erro no preenchimento do formulário de inscrição, o candidato (concorrente, treineiro e isento) terá 5 (cinco) dias corridos após o encerramento das inscrições do Vestibular para fazer a retificação de dados cadastrais de inscrição, indicados por meio de link próprio no site cps.uepg.br/vestibular.

A retificação será efetivada após a confirmação do pagamento da respectiva taxa equivalente a 20% (vinte por cento) do valor da taxa de inscrição do candidato concorrente.
O pagamento deverá ser efetuado por meio de boleto bancário, em qualquer local integrado ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária.
Após o prazo estabelecido, será vedada a alteração de qualquer dado na inscrição do candidato.

Sim ela fica, pois a matrícula ocorre somente no ano seguinte à realização do concurso vestibular. Por exemplo, vestibulares realizados em 2017 terão a matrícula realizada somente em 2018.

O agendamento de um boleto não é garantia de pagamento. Assegure-se de que na data agendada a conta tenha saldo suficiente para que o débito ocorra normalmente. A UEPG não aceita, em hipótese alguma, pagamentos realizados fora dos prazos estabelecidos.

O agendamento de um boleto não é garantia de pagamento. Assegure-se que na data agendada a conta tenha saldo suficiente para que o débito ocorra normalmente. A UEPG não aceita em hipótese alguma pagamentos realizados fora dos prazos estabelecidos.

Se você necessitar de uma declaração de presença, poderá obter o documento personalizado, via internet a partir das 17h00min do segundo dia após a realização das Provas Vocacionadas, no site cps.uepg.br/vestibular, mediante sua senha e protocolo de inscrição no vestibular.

A reimpressão do boleto bancário pode ser feita pelo site de inscrição do vestibular em cps.uepg.br/vestibular, na opção "Acesso ao Sistema de Inscrição", clicando do ícone "Imprimir boleto bancário".

Conforme Portaria R. nº 21/2016, de 23 de fevereiro de 2016, para a inscrição no Vestibular  de Verão foi incluída a categoria de treineiro.

Treineiro é aquele candidato que não concluiu o Ensino Médio ou quer participar do Vestibular a título de experiência, sem direito à participação no processo classificatório e sem direito ao Registro Acadêmico e Matrícula, independentemente da pontuação obtida.

O valor da taxa de inscrição para candidatos da categoria treineiro, corresponde a 75% (setenta e cinco por cento) do valor integral da taxa de inscrição devida pelo candidato concorrente.

Quando da realização do Vestibular na categoria treineiro, o desempenho dos candidatos, de maneira individualizada, estará disponível no site cps.uepg.br/vestibular conforme calendário previamente estabelecido.

A participação do candidato na categoria treineiro tem por finalidade exclusiva a experiência no Vestibular e a pontuação obtida não poderá, em hipótese alguma, ser utilizada para realização de Registro Acadêmico e Matrícula, situação que o candidato declara estar ciente no momento da inscrição.

A UEPG oferece 36 cursos com 46 opções (licenciatura, bacharelado, matutino, vespertino, noturno, integral). Detalhes sobre cada curso podem ser vistos em Cursos UEPG

A cada edição do vestibular é elaborado um "Manual do Candidato". Nele constam estas informações.

A UEPG trabalha no sistema seriado anual, ou seja, há dois vestibulares por ano e somente uma entrada. Por exemplo, os candidatos aprovados no Vestibular de Inverno 2016 e no Vestibular de Verão 2016 farão a matrícula somente em 2017.

Para o Vestibular de Inverno as inscrições são normalmente realizadas entre abril e maio e para o Vestibular de Verão entre setembro e outubro.

A cada edição do vestibular é elaborado um "Manual do Candidato". Nele constam as informações mais importantes sobre o concurso, entre elas cursos/vagas/datas.

A UEPG é uma universidade pública e gratuita, portanto não cobra mensalidade. O único pagamento é o da taxa de inscrição para vestibular.

A informação sobre pagamento é realizada em até três dias úteis após o pagamento da taxa. Caso isso não ocorra, entre em contato com a Coordenadoria de Processos de Seleção - CPS. Este contato pode ser pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (0xx42) 3220-3718. Antes verifique se não foi feito um AGENDAMENTO DE PAGAMENTO.

É importante frisar que antes de realizar o pagamento, o candidato deverá ler com muita atenção a informação que consta logo abaixo do boleto bancário:

 

Confira também as dicas de segurança da Caixa Econômica Federal para emissão e pagamento de boletos bancários.

O candidato pode pleitear a isenção da taxa de inscrição apenas por carência financeira. O CAOE (Coordenadoria de Auxílio e Orientação ao Estudante) é quem operacionaliza este processo. Maiores informações podem ser obtidas pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (0xx42) 3220-3771.

O cartão de resposta apresenta o sistema somatório, conforme o seguinte modelo:


Maiores Informações acesse: https://ead.uepg.br .