Cart

Help

The cart offers an option to put images into and request them.

Fotos de divulgação do programa de conscientização do PSS

A Comissão Permanente de Seleção (CPS), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)  iniciou em 2012 um trabalho de divulgação e conscientização na rede de ensino dos Campos Gerais sobre o Processo Seletivo Seriado (PSS), uma modalidade de ingresso na universidade, a partir do acompanhamento do desempenho do estudante ao longo do ensino médio. Mais de 24 Colégios Públicos atingindo aproximadamente 4 mil alunos receberam a visita da coordenadora  pedagógica da CPS, professora Aline Cacilda Koteski Emilio, e acadêmicos de Letras. Em 2013 os Colégios Particulares  estão sendo visitados pela equipe.

A professora Aline Cacilda Koteski Emilio explica que o projeto tem por objetivo a divulgação e conscientização sobre a importância do PSS, tem como público alvo alunos das primeiras séries do ensino médio, que estarão iniciando o processo seletivo. Ela informou que muitas vezes a necessidade de orientação é dos professores dos Colégios, tendo em vista desconhecerem alguns aspectos do processo bem como de sua operacionalidade. Salientou que a receptividade nas escolas visitadas tem sido bastante positiva, com elogios à revista em quadrinhos "O que é o PSS" criada para explicar o sistema dessa modalidade de seleção. Com 16 páginas, a revista possui as informações necessárias para compreensão do PSS, através de linguagem acessível à faixa etária dos alunos de primeira série do Ensino Médio.

O professor Ivo Mário Mathias, coordenador geral da CPS, lembrou que o PSS foi implantado pela UEPG de forma pioneira no Paraná, em 2000, a partir de experiência da Universidade de Brasília (UnB), a primeira instituição do país a adotar tal sistema. Desde sua primeira edição, a cada ano, o concurso registra recordes no número de inscrições de vários pontos do país, “pelo entendimento de que esta é uma forma mais democrática de acesso ao ensino superior, na qual o estudante é avaliado pelos conteúdos apreendidos a cada série do Ensino Médio e tem o seu desempenho recompensado com a conquista de uma vaga na universidade”. Em 2003, a UEPG registrou o ingresso da primeira turma pelo PSS.

 

UEPG

Ensino a Distância